quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Direto da Genitora

Minha mãe me mandou um email com um texto muito lúcido. Acho que o sol nordestino fez bem pra ela, porque normalmente ela só me manda email me mandando parar de tomar refrigerante.

Até vou copiar aqui o email na íntegra.


Achei interessante, mas tenho uma teoria de que os pecados são necessários, em pequenas doses, como os temperos.

Veja só:

- gula - sem ela, não comemos bem e podemos ficar desnutridos. Uma pitada de gula faz ter prazer em comer. Se for demais, causa problemas. (fato. Mas gula direcionada pra chocolate é mais perdoável ainda, né?)

- avareza - sem ela, a gente torra o dinheiro todo, fica devendo, tem uma série de problemas. Uma pitada de avareza faz a gente poupar. (muito verdadeiro. Esse pecado eu praticava muito, mas ando precisando reaprender.)

- ira - sem ela, a gente fica guardando a raiva das coisas e isso também pode fazer ficar doente. Uma pitada de ira ajuda a pôr pra fora os sentimentos ruins. (concordo. Tem que extravasar, mas sem dançar a música da Claudia Leite)

- vaidade - sem ela, a vida fica sem graça, ficamos mais feios, descuidados, nem dá vontade de olhar. Uma pitada de vaidade faz as pessoas ficarem mais bonitas, e, com isso, mais alegres. (concordo, mas vaidade demais é doença. E vaidade em hino de clube de futebol é boiolice)

- inveja - sem ela, a gente não vai pra frente. Uma pitada de inveja nos move. Se a gente pensar assim: "fulano tem uma casa bonita, eu também queria ter uma, vou me esforçar pra conseguir também", a gente se motiva. (essa é a famosa INVEJA BOA, ou INVEJA BRANCA. Essa pode. A outra inveja, aquela em que a pessoa deseja que a outra PERCA o que ela tem pra que, com isso, a gente tenha, é o erro.)

- preguiça - sem ela, tudo fica mais difícil, mais árduo. Uma pitada de preguiça nos faz facilitar a vida. Sem a preguiça nunca teríamos máquinas, carros, sofás, nem nada que dá conforto. As pessoas antigas tinham uma mentalidade de que a vida tinha que ter sacrifícios, sem nada para facilitar as coisas, só pra não parecer preguiçosos. (nunca tinha visto a preguiça por esse ângulo... justo! A preguiça mobilizou as pessoas a trabalharem pra que a gente possa usufruir do conforto. ponto de vista interessante.)

- luxúria - sem ela, a vida fica sem graça. Uma pitada de luxúria traz alegria. (fato, mas luxúria demais leva todo mundo pro inferno.)


Então, conclusão: nada de exageros com os pecados e com os temperos!

------------------------


Só espero que ela não me mande mais nada falando mal de refrigerantes.



3 comentários:

Unknown disse...

Até entendi a idéia do texto e tal, e concordo. Mas achei o texto muito sensacionalista. Por exemplo, uma pitada de gula não é gula, é apetite. Uma pitada de avareza não é avareza, é usar de forma racional seus recursos. E não precisa ter uma pitada de inveja pra se motivar, basta ter vontade de progredir, e etc.

mel disse...

Não, sô. A minha mãe só fez uma analogia disso que vc disse aos 7 pecados. O texto do IG eu nem li...

Unknown disse...

Rafael - deixa de racionalizar, pára de ser engenheiro... kkkk... just feel it... kkkk

Mel - mães são assim, sempre dão conselhos corretos, dizem o que pode e não pode comer. Tias destrambelhadas são diferentes e gostam das porcariadas dos refris e tals, e exageram nos pecados, peçlo menos nuns 6 deles. mas mães não, sempre são centradas.